terça-feira, 12 de julho de 2011

Severo Snape

Severo Snape, mais conhecido como professor Snape (9 de janeiro de 1960) - (2 de maio de 1998), da união de uma bruxa, Eileen Prince (que quando jovem, era Capitã da Equipe das Bexigas) com um Trouxa, Tobias Snape, nascendo assim um bruxo mestiço. Teve seu nascimento divulgado no Profeta Diário pouco depois do casamento deles.
Desde os tempos de infância conhecia as irmãs "trouxas" Lílian e Petúnia Evans. Apaixonado por Lílian desde os 9 anos, é ele quem lhe dá a notícia de que ela é uma bruxa e a introduz ao mundo mágico. Vão à Hogwarts juntos, porém para casas diferentes (Lílian vai para Grifinória e Snape para Sonserina).
Eles mantém amizade até os 15 anos, quando Snape, em um acesso de fúria, chama Lílian de "Sangue-ruim". Por causa disso e pelas amizades com as quais Snape se envolvia (os futuros "Comensais da Morte"), eles se distanciam.
Quando jovem em Hogwarts, Tiago Potter e Sirius Black o aborreciam chamando-o de Ranhoso ("Snivellus" nas versões em inglês), mas sem ninguém saber ele adotou o pseudônimo de Príncipe (pelo sobrenome de sua mãe, Prince) Mestiço (em inglês, Half-Blood (meio sangue na tradução literal).
No Livro 6 da saga (Harry Potter e o Enigma do Príncipe) descobre-se que o nome completo de Severo Snape na verdade é Severo Prince Snape.
O pouco que se sabe sobre sua família é que seu pai parecia ser um homem dominador, com tendências a abusar de sua esposa e filho.
A mãe de Snape parece ter sido humilhada e intimidada pelo marido. No capítulo 26 de Harry Potter e a Ordem da Fênix podemos encontrar nas lembranças de Snape, um homem gritando com uma mulher (seu pai e sua mãe), e há menção ao Snape criança e ao adolescente.
Aparência
O professor Snape possui um nariz em forma de gancho, a pele pálida, e os cabelos negros vão até os ombros. O seu cabelo é descrito como comprido e ensebado, o que insinua sua possível falta de vaidade. Seus dentes são descritos como amarelados. Ele é um homem alto e magro, com olhos negros frios e vazios como túneis escuros, e que dão a terrível sensação de que ele pode ler pensamentos.
A expressão do professor é de permanente desdém, o que o faz parecer o perfeito vilão, sinistro e frio. Sempre é comparado a um morcego, com suas roupas negras esvoaçando pelos corredores de Hogwarts, aparecendo de repente e silenciosamente.
No seu antebraço esquerdo, Snape traz tatuada a Marca Negra, uma lembrança constante de sua vida como Comensal da Morte.



Severo Snape, aluno em Hogwarts
Na época em que estudou em Hogwarts, entre 1971 e 1978, foi um aluno exemplar em Poções e em Defesa Contra as Artes das Trevas, capaz de desenvolver "atalhos" para preparar as poções, além das instruções do livro.
Harry teve a sorte de usar o livro antigo de Snape e aprender uma série de coisas com o Príncipe Mestiço, que anotava as suas criações e os feitiços que inventava, nem sempre inocentes.
Sirius dizia que, quando Snape chegou à escola, já sabia mais maldições do que os alunos da sétima série.
Pelo que se conhece através dos livros, Snape não foi uma criança feliz em casa, mas em Hogwarts ele tinha "amigos" e muitos dos quais, mais tarde, se tornariam Comensais da Morte. Essas amizades foram um dos motivos para o fim da sua amizade com Lílian Evans, que, apesar de ser de uma casa diferente, era a melhor amiga dele até o quinto ano (no 7º livro, antes de morrer, Snape dá a Harry algumas lembranças, e tais lembranças deixam claro que Snape amava Lílian desde criança, quando ainda nem tinham idade para frequentar Hogwarts e moravam na mesma vila). Ele era um adolescente calado e sofria constantemente com os abusos de Sirius e Tiago, que sempre estavam prontos a fazer brincadeiras grosseiras e maltratar Severo.
Membros de casas rivais, a raiva entre Severo e Tiago se estendia aos seus amigos Sirius Black e Remo Lupin. Essa inimizade começou no trem de Hogwarts, quando Snape, à procura de Lílian, encontrou-a numa cabine com Tiago e Sirius, com os quais teve uma pequena discussão sobre qual era a melhor casa. Certa vez, na adolescência, Sirius mandou Snape ao esconderijo de Remo durante a lua cheia, na Casa dos Gritos, onde ele quase foi morto. Tiago o salvou, deixando-o em dívida para com ele, fato pelo qual Snape nunca o perdoou.
Tudo isso explica o fato do jovem se juntar aos outros colegas da casa Sonserina que respeitavam sua capacidade nas Artes das Trevas. Cada vez mais fascinado por esse mundo perigoso, do qual se sentia participante, Snape acaba se tornando um Comensal da Morte, um daqueles em que Voldemort mais confiava e que agia como espião para seu mestre.

Severo Snape, professor de Hogwarts
Depois da morte de Lílian, Snape conseguiu o lugar de professor de Poções em Hogwarts, com o juramento de proteger Harry, mas esse não era propriamente o seu desejo, pois a cadeira que ele gostaria de ocupar era a de Defesa Contra as Artes das Trevas, e Dumbledore com toda a certeza não permitiria que um provável Comensal da Morte ensinasse essa matéria aos alunos da escola, por mais capacitado que fosse. contudo, no sexto livro ele conseque o cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas. Assim, ele lecionou Poções em Hogwarts durante quinze anos.
Snape só conseguiu o cargo de professor de Defesa Contra as Artes das trevas por causa do plano de Dumbledore. Foi no sexto ano que ele demonstrou ser, na aparência, totalmente infiel à Dumbledore, matando-o no capítulo "A Torre Atingida Pelo Raio". Contudo, tudo isso fazia parte de um plano já traçado por Dumbledore para que acontecesse a sua morte. Sendo assim ele cumpriria a tradição de nenhum professor dessa matéria durar mais de um ano no cargo.
Severo Snape se tornou um homem desagradável. Sempre usou sua posição como professor para maltratar os alunos de quem não gostava. Ele é vingativo e capaz de guardar mágoas por muito tempo. Todos na escola o detestam e ele não procura fazer nada para mudar a situação.
Por outro lado, ele tem uma série de habilidades: é um excepcional preparador de poções, e um dos únicos bruxos no mundo capacitado em Legilimência e Oclumência. No quinto ano de Harry em Hogwarts Snape é incubido da função de ensiná-lo Oclumência, com o objetivo de bloquear a mente de Harry contra Voldemort.
Snape é capaz de preparar, dentre outras, a Poção Mata-Cão (ou, no sexto livro, Poção do Acônito), que retarda e restringe os efeitos da lua cheia nos Lobisomens.
Essa poção foi essencial para que Remo Lupin lecionasse em Hogwarts.
No Cabeça de Javali
Por causa de seu papel de espião para Voldemort, Snape se encontrava no Cabeça de Javali, e pôde testemunhar um fato muito importante numa noite do ano de 1980.
Foi quando Dumbledore se dispôs a entrevistar Sibila Trelawney para o posto de professora de Adivinhação em Hogwarts.
Escutando atrás da porta, Snape ouviu quando a vidente fez uma das únicas profecias verdadeiras de sua vida. Foi a terrível previsão de que nasceria aquele capaz de derrotar o Lord das Trevas.
Snape só ouviu o começo da profecia, pois saiu correndo para contar a Voldemort. Quem o encontrou ouvindo a profecia foi o barman, Aberforth Dumbledore, irmão de Alvo Dumbledore.
Voldemort achou que esse alguém que nasceria seria o filho dos Potter, Harry Potter. O Lord das Trevas decidiu perseguir Harry e matá-lo antes que o menino pudesse crescer e tivesse poderes para derrotá-lo.
Foi a informação de Snape que detonou os acontecimentos posteriores: a traição dos Potter por Pedro Pettigrew e as mortes dos dois por Voldemort, a prisão de Sirius, o ataque a Harry e a primeira queda de Lord Voldemort.
Consequências
Ao saber que Voldemort havia escolhido Harry como o garoto da profecia, Snape implorou a Voldemort que protegesse Lílian, não se importando com os assassinatos do marido e do filho dela. Quando Voldemort matou Lílian, pelo fato de a amar e se sentir culpado por sua morte, Severo Snape se arrependeu e jurou proteger Harry.
Depois que o Lord das Trevas desapareceu, Snape continuou em Hogwarts como professor de Poções. Uma figura nebulosa, que se viu em situação complicada após a volta de Voldemort, no episódio do Torneio Tribruxo, não se unindo a Voldemort imediatamente, mas indo ao seu encontro duas horas depois, a mando de Dumbledore.
Antes do início do sexto ano de Harry em Hogwarts, Snape explicou sua posição a Bellatrix Lestrange, alegando lealdade a Voldemort.
Na mesma ocasião, num episódio polêmico, Snape sela um Voto Perpétuo com Narcisa Malfoy para proteger seu filho Draco Malfoy na missão confiada a ele pelo Lord das Trevas em pessoa: matar Dumbledore. Snape teria que terminar essa missão caso o rapaz não conseguisse.
Ao mesmo tempo, Dumbledore afirma que Snape realmente mudou de lado e agora é espião da Ordem da Fênix.
Snape usou sua capacidade em Oclumência e Legilimência para espionar Voldemort e esconder dele suas verdadeiras intenções durante os três anos de sua volta.
No sexto ano de Harry em Hogwarts, Snape conseguiu a tão sonhada posição de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas. Enquanto isso, Harry estudava poções com Horácio Slughorn usando o livro do Príncipe Mestiço (o próprio Snape).
Snape parecia querer ajudar Draco na sua missão conforme o combinado com Narcisa e com Dumbledore, mas o garoto não queria saber de ajuda.

Vilão ou Mocinho?
Finalmente, Hogwarts foi invadida pelos Comensais da Morte liderados por Draco, e a missão do garoto era justamente matar Dumbledore.
Quando chegam em Hogsmeade, Dumbledore e Harry vêem a Marca Negra sobre Hogwarts, e o diretor fica desesperado para ver Snape.
Chegando a Hogwarts, no alto da Torre de Astronomia, antes que Harry pudesse fazer o que o diretor pedira (chamar Snape), Draco aparece, na mesma hora que Dumbledore imobiliza Harry, e desarma Dumbledore, possuindo assim a Varinha das Varinhas de Dumbledore, que pretendia passá-la a Severo Snape.
Na verdade, o diretor estava muito enfraquecido, talvez até morrendo, mas tenta convencer Draco a não se tornar um assassino. Nessa altura chega Snape e, pela primeira vez, Harry vê seu amado diretor e protetor suplicar, pedindo justamente a Snape que acabe com ele.
A obrigação de Snape, de acordo com o Voto Perpétuo feito junto com Narcisa, era terminar a missão de Draco, caso o garoto não conseguisse. Sendo assim, ele lança uma das Maldições Imperdoáveis, o Avada Kedavra, contra Dumbledore dentro da torre de astronomia.
Depois de toda essa terrível cena, Snape pega Draco e foge de Hogwarts com os demais Comensais.
Harry ainda tenta detê-lo, mas leva a pior ao duelar com Snape - que revela ser o Príncipe Mestiço misterioso e zomba dele por sua incapacidade de lançar Maldições Imperdoáveis e de aprender Oclumência.
Snape desaparatou fora dos portões de Hogwarts e termina o sexto livro foragido.
De acordo com o livro seis, Hagrid havia ouvido Dumbledore e Snape conversando a respeito de alguma missão que o professor Snape não gostaria de cumprir.
Snape a partir daqui é encarado com a seguinte pergunta: "Vilão ou Mocinho?", já que foi provado que ele agia nos dois lados da força, mas a quem ele era realmente leal, Alvo Dumbledore ou Voldemort?.
Severo Snape, diretor de Hogwarts
Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Severo Snape é nomeado por Lord Voldemort diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts (onde ficou entre Julho de 1997 e Junho de 1998), substituindo Alvo Dumbledore, a quem foi fiel durante mais de 16 anos. Foi o primeiro diretor sonserino de Hogwarts desde Fineus Nigellus.
Durante seu tempo no comando da escola, a matéria "Defesa Contra as Artes das Trevas" passa a se chamar "Artes das Trevas", e a matéria de "Estudo dos Trouxas" é ensinada por uma comensal da morte, Aleto Carrow. Amico Carrow, seu irmão, andava pela escola aplicando punições, detenções, entre outros.
Gina, Neville e Luna Lovegood tentam roubar a espada de Gryffindor da sala do diretor, mas não conseguem e acabam tendo que ir na Floresta Proibida com Hagrid, que é escurraçado logo depois.
O que os garotos não sabem é que se trata de uma outra espada, pois a verdadeira havia sido guardada por Dumbledore, pouco antes de sua morte.
Fineus Nigellus, um dos diretores de Hogwarts que ficam nos quadros, descobre onde Harry, Rony e Hermione estão escondidos e conta à Snape. E este mais uma vez mostra sua lealdade incondicional a Dumbledore, levando a espada de Gryffindor a Harry e seus amigos para destruírem o Medalhão de Slytherin, uma Horcrux.
Para conseguir que todos pensem (inclusive o próprio Lord das Trevas) que ele é totalmente fiel a Lord Voldemort, ele deixa a escola ser transformada em uma anarquia, apenas com alunos de sangue puro ou mestiço, porém ele não se sente bem fazendo tais absurdos. Durante todo seu ano na direção, Dumbledore, de seu quadro na sala do diretor, dá instruções de como prosseguir com a longa missão de proteger Harry.
 A Morte de Severo Snape
Severo Snape morreu em 2 de maio de 1998, aos 38 anos de idade.
No Capítulo 30 de Harry Potter e as Relíquias da Morte, Snape finalmente reaparece como diretor de Hogwarts, perguntando a Minerva McGonagall o que está acontecendo em sua escola. Minerva o ataca com um movimento muito ágil, e Snape revida com uma proteção.
Na tentativa de salvar a sua própria pele e continuar cumprindo a missão que Dumbledore lhe incumbira, ele sai da escola.
Severo Snape não disse em momento nenhum "Eu me demito" ou "Adeus". Sendo assim, não chegou a se demitir, porém deixou a escola quando ela mais precisava dele. Portando, futuramente ele não teria mérito de ser incluído com os antigos diretores de Hogwarts nos quadros da Sala do Diretor.
Já nos capítulos 32 e 33, em meio a grande batalha de Hogwarts, Harry vê Voldemort na Casa dos Gritos pedindo para Lucio Malfoy chamar Severo. Sabendo o que deve fazer, Harry vai até a Casa dos Gritos, sob a Capa da Invisibilidade, e vê toda a morte de Snape.
Quando Snape chega, Voldemort, que não estava se dando bem com a Varinha das Varinhas (que antes era de Dumbledore), raciocina da seguinte forma: a varinha só obedece quem venceu o seu último dono, e, como Severo Snape matou Alvo Dumbledore, ele deduz que se matar Severo Snape será o novo possuidor da Varinha das Varinhas. Então ele manda Nagini enrolar-se em Snape e diz em ofidioglosia para que ela o ataque.
A cobra rasga o pescoço de Severo Snape, e ele cai no chão. Voldemort sai da sala lamentando ter que fazer isso. Harry, já sem a capa, aproxima-se de Snape ainda vivo.
Severo diz o nome de Harry Potter e pega em suas roupas. Neste momento começa a sair um novo líquido prateado, além do sangue, de sua cabeça, e pede para Harry pegá-lo. Harry coloca a substância num frasco conjurado. Os olhos verdes encontraram os negros, mas após um segundo alguma coisa nas profundezas da escuridão de seus olhos desapareceram, deixando-os fixos e vazios. A mão que segurava Harry foi ao chão, e Snape não se moveu mais.  
 O Herói que Snape foi
Severo Snape fez o maior sacrifício do mundo, porque teve que matar a única pessoa que realmente confiava nele, em troca de manter seu disfarce na luta contra Voldemort. E ainda ajudou Harry, mesmo o garoto não sabendo, em todos os anos na escola.
Foi um ato de profundo heroísmo. Ele apoiou uma causa (proteger Harry), foi leal a ela, sofreu por ela, matou por ela e por fim morreu por ela e além de tudo foi leal a Dumbledore e Harry em todos os aspectos até o dia de sua morte.
Dumbledore sempre confiou cegamente em Snape. Severo Snape é considerado por J. K. Rowling, autora da saga, um anti-herói.
O Quadro de Snape não apareceu com os outros quadros de diretores na sala do diretor, porque ele saiu e deixou a escola no meio de uma guerra, para tentar salvar a vida e poder contar tudo a Harry antes de ter que morrer.
J. K. Rowling disse numa entrevista que Harry pediu o quadro de Snape na sala dos diretores depois de um tempo, em que explicou para o Ministério da Magia quem realmente Snape era.
Severo Snape é o homem mais corajoso de todos os tempos, segundo Harry Potter, no epílogo da série.
Snape olhando para o lar anterior de Lily e James Potter, em Godric's Hollow.

Batalha de Snape e McGonagall.

Severus Snape em sua sala de aula de Poções.

Adicionar legenda
Snape bloqueia o trio do lobisomem Lupin em um ato de bravura.

Professores Snape e McGonagall examinando um colar amaldiçoado.

Snape bloqueia feitiços de Harry enquanto ele escapa da Batalha da Torre de Astronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário